terça-feira, 16 de agosto de 2011

Prisão

Os grilhões se rompiam.
As grades eram abertas; Os muros, mesmos os mais altos e espessos, ruíam ou eram superados fisicamente, de uma ou outra forma.

Foi preciso achar um método mais eficaz, um investimento com retorno melhor.
Reprimir a capacidade humana de se rebelar, de romper condutas estabelecidas previamente, sempre foi prioridade entre os trabalhos de quem governa.
Mesmo na débil fábula da maçã e dos pecadores, o simples descumprimento de uma definição arbitrária resultou na privação de liberdade. Foram expulsos do paraíso, aqueles dois. E nós continuamos sendo, através de gerações. Principalmente, somos privados do pensamento livre, prisioneiros na nossa própria mente.
Assim como não se pode sair de um corredor sem paredes, não se pode fugir de uma prisão sem estarmos dentro dela.
Somos nossos próprios vigias, e trabalhamos voluntariamente na sustentação de nosso próprio cárcere.
George Orwell, aquele desiludido (um tolo sábio), disse que se deve escolher entre felicidade e liberdade.
Escolhemos, involuntariamente, felicidade. E criamos dramas próprios, simples complicações, para fazer com que ela pareça, ainda mais verdadeiramente, um objetivo a ser conquistado.
Mas não penso ser exatamente assim.
Ela é o circo que nos foi dado para nos poupar a preocupação de pensar pela própria cabeça. Para que o paraíso continue sendo o lado que se quer, não o lado em que se está.

"Macaco fugido da jaula,
primata preso pela mente"

10 comentários:

  1. Posso emprestar o 1984, se alguém quiser ler.
    Eu recomendo =)

    ResponderExcluir
  2. Tu disse que ia emprestar pra mim :P

    ResponderExcluir
  3. Eu vou, mas tu já tá com dois meus! Hehaehae

    A hora que quiser esse, me avisa =)

    ResponderExcluir
  4. Deixa,vou ver se tem na biblioteca da feevale, ou baratinho pra comprar :P

    ResponderExcluir
  5. http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2655792/1984/?ID=BB67FD307DB08110938010929&PAC_ID=33963
    :P

    ResponderExcluir
  6. pq q aperece q essa é minha postagem? O.o to recebendo os emails como se os emails fossem comentários sobre uma postagem minha... o.o

    ResponderExcluir
  7. o.o ahuhuauah

    Tosquice do blogger, acho! Não tinha nada dizendo, nas configurações, que cada um recebe só do seu... sei lá, então. Quer que eu tire?

    ResponderExcluir
  8. enfim... liberdade é parte do conjunto da felicidade que normalmente é: amor, amigos e liberdade. mas aí variam os níveis, os entendimentos e as análises.

    Apesar de tudo isso ainda tem um lado bom, podemos nos esconder na própria cabeça, e inclusive devemos... pq ainda não podem nos perseguir dentro dela.

    ResponderExcluir