terça-feira, 3 de junho de 2014

Ka-tet

No início, era só uma voz agradável tentando agradar um número indeterminado de outras vozes: entre duas e cinco mil. Pelo que me lembro, aquela tentativa não estava muito exitosa. Não que isso fosse levá-lo a desistir, afinal tentar era tudo que ele precisava. Uma parede fina e fajuta separava-nos visualmente, mas por enquanto não importava, em um dia por vir eu estaria lá dentro.
Um tempo depois, acabei de perceber que nesse dia eu conheci, sem me dar conta, a essência do dono daquela voz: tentar agradar àqueles de quem gosta. Ao contrário de mim, que do outro lado daquela parede me esforcei um tantinho para que não me gostassem; mas ele não sucumbiu ao poder da minha antipatia - de início, o único. Pelo contrário, acabou por me guardar um lugar dentro de si, carregando-me com ele debaixo do guarda-chuva que nos une, lugar este onde, um dia, deixarei de lembrança um peido bem fedido antes de partir - e ele vai cheirar com muito gosto: ele adora isso.
Apesar da minha velhice, ele sempre foi mais velho do que eu, e como é natural que aconteça, me ensinou oh so many coisas. E me orgulho às pampas de ter-lhe ensinado umas duas ou seis. Bem, de fato ele me apresentou um guia, e desde então nunca mais estive em pânico.
Aprendemos juntos que as garotas azuis vêm em todos os tamanhos, e ele me levou até aquela que tem o tamanho certo pra mim; mas isso é outra história, e cada história é uma história de amor.
Quem diria que um dia eu sentiria saudades de uma coisa tão feia e peluda?! E tão amável e supimpa, e outras qualidades catastróficas! Falo do meu discípulo preferido, o inestimável companheiro da liturgia da palavra e da experiência única que é conhecê-lo. Pois ora, ninguém o conhece como eu conheço - e eu não o conheço como outros o conhecem. É assim, para cada um somos um; ele que me ensinou isso.  E veja, ele andou tanto e chegou tão longe (perto) - imagina se tivesse boas as duas pernas; chegou, enfim, à posição de segunda pessoa na sonora frase: Te amo, cara.

4 comentários: